Do berçário a pré-escola Talento Educação

DO BERÇÁRIO À PRÉ-ESCOLA



A Talento atende crianças com idade entre 3 meses até 6 anos


A Talento desenvolve um currículo planejado para o atendimento específico à crianças de 3 meses até 6 anos, integrando cuidados e aprendizagem. As crianças são assistidas e educadas num ambiente de afeto e estímulos, no qual o educador atua como mediador das situações de aprendizagem. Cuidar educando implica num investimento sistemático de ações que contemplam o acolhimento, a ludicidade, a alimentação, o repouso, a higiene. Sentindo-se cuidada, a criança aprende a cuidar de si, dos outros e a confiar nas pessoas. Este sentimento propicia seu bem-estar físico e emocional num ambiente coletivo que representa o início de sua inserção social. A concepção de cuidar educando acompanha e enriquece a trajetória da criança no sentido de ampliar o conhecimento de si mesma e do mundo, inserindo nas tradições da nossa cultura, promovendo situações de aprendizagens significativas e contextualizadas. Estas situações são intencionalmente planejadas em torno dos eixos curriculares agrupados em dois âmbitos: formação pessoal e social e conhecimento de mundo.

No âmbito formação pessoal e social, as ações favorecem a construção da identidade e da autonomia da criança, buscando sempre olhar o que ela já é capaz de fazer, atribuindo-lhe a responsabilidade possível para a realização de tarefas, como: segurar a própria mamadeira, no caso de bebês pequenos ou ir sozinha ao encontro do seu grupo, no caso das crianças maiores.

A criação de um ambiente conhecido e familiar, calcado no respeito às diferenças e no reconhecimento das possibilidades de cada uma, viabilizam a construção de laços afetivos e de cumplicidade coletiva.

No âmbito do conhecimento de mundo são privilegiadas as situações que proporcionem a construção de conhecimentos físico e lógico-matemático, o contato com o mundo social e natural e a iniciação às linguagens expressivas, tanto no aspecto do fazer, como no do apreciar, das artes visuais, da música, do movimento e da literatura infantil.

É importante destacar que a linguagem aparece em seu contexto mais amplo, sem reduzi-la exclusivamente às possibilidades da fala, mas em sua potencialidade de comunicação, como conversas informais no cotidiano ou momentos mais estruturados, como rodas de conversa, de contação e leitura de histórias.

Os eixos de trabalho se complementam, integrando-se uns aos outros nas ações educativas que se fundamentam nos princípios teóricos do construtivismo e que tomam forma através da Arte-Educação e do Brincar. O processo de desenvolvimento das crianças é acompanhado pelos professores através de observação atenta e individualizada, visando oferecer-lhes melhores e diferentes oportunidades de aprendizagem. A síntese dessa avaliação mediadora é apresentada sob a forma de portfólios semestrais, complementando a parceria que se estabelece entre a escola e a família desde o primeiro dia em que o “novo aluno” chega à Talento.



Onde estamos

  • Rua Presidente Carlos de Campos, 218 - Laranjeiras
  • Telefone: (21) 2553-4656 | 2552-4031

  • Rua Marques de Pinedo, 46 - Laranjeiras
  • Telefone: (21) 3189-6887 | 2237-6696
  • E-mail: talento@talentoeducacao.com.br

Nossas Redes Sociais